"Pois o Senhor Deus me ajuda; portanto não me sinto confundido"
Is. 50:7
![]() |
Hora de entender o ensino da palavra para aplicar na vida desde cedo |
Para muitos estudantes o ano letivo começa hoje, 03 de fevereiro. Para quem está estreando na escola tudo é novo e para os que retornam do período de férias as novidades ficam por conta dos novos amigos, professores e outras novidades desta etapa escolar. E O Senhor tem mostrado que está atento ao desenvolvimento de nossas crianças, intermediários e adolescentes, bem como de suas necessidades, tanto que revelou uma palavra especial para os pequenos nestes dias que antecedem o retorno às atividades escolares. Uma das maravilhas de servirmos a este Deus vivo é que Ele é onisciente, onipresente e onipotente e tudo sabe antes de nós e faz com que sejamos preparados para os dias que virão.
A reunião aconteceu na tarde do último domingo (02/02) na ICM do bairro Embratel. Aos olhos naturais, parece que como crianças, os pequenos não compreendem a necessidade de uma vida organizada, mas trata-se de um engano. Eles reconhecem as responsabilidades e as cumprem, bastando para isso que lhes sejam cobradas ou lembradas.
Estímulos, habilidades, vontade, repetição, treino, organização e métodos e rotinas foram as palavras mais enfatizadas na aula ministrada pelo pr. Hallan para as Cias, como nos referimos às nossas Crianças, Intermediários e Adolescentes.
![]() |
Rood Knny, Wildeson, João Vitor e Lucas aprendendo mais para serem melhores |
Rood Knny de 9 anos e Widelson de 11, são irmãos, nascidos no Haiti, já estão adaptados com a nova nação e aguardam 2021 quando, segundo Widelson terão a cidadania brasileira, o que ele quer muito. O adolescente destaca que pôde aprender coisas muito especiais na palavra ensinda, "coisas para fazer em casa, na escola e na igreja". Atento, ele destaca que já pratica algumas, pois ajuda a família nas atividades domésticas, ora e estuda.
João Vitor de 11 anos salientou que a reunião foi muito importante, especialmente porque pôde aprender um pouco mais, não somente da palavra, mas a importância de saber cuidar bem do seu tempo.
Lucas tem 8 anos, é da classe de intermediários e contou que pratica mais ou menos o que foi ensinado. Ele disse que em casa tem algumas tarefas para serem cumpridas diariamanete, como ajudar a lavar a louça, arrrumar a cama, arrumar a mesa depois do jantar, entre outras e admite que gosta das responsabilidades a ele atribuídas.
Um tempo para conhecer a vontade de Deus na sua vida é algo que não pode faltar para aqueles que temem a Deus e sobre isso as crianças também puderam meditar, entendendo a importância de destinar uma pequena parte do seu dia a leitura da palavra de Deus e a oração.
"Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Ec. 3:1. As orientações transmitidas às Cias e aos pais foram baseadas, em parte, neste trecho escrito por Salomão, rei de Israel, que reinou de 966 a 926 aC, no qual ensina que há tempo para todas as coisas. Então há tempo para estudar, brincar, ajudar em casa entras coisas. O adolescente Calebe, de 12 anos, parece que entendeu bem a lição e disse que aprendeu que tem hora pra tudo e que vai aplicar a sua vida de agora em diante.
![]() |
Hora pra tudo, como ensina Salomão no livro de Eclesiastes. |
![]() |
Ao final do encontro pais e filhos receberam oração com imposição de mãos |